1- Pare de esticar as marchas: troque as marchas na hora certa, tente andar com a rotação do motor o mais baixo possível para que você tenha economia de combustível. O veículo que anda com o conta-giros muito alto, além de prejudicar o motor tem um consumo excessivo de combustível.
2- Evite arrancadas bruscas: para quem gosta de arrancar no semáforo com tudo, saiba que este hábito tem um preço, que é o aumento no consumo de combustível. Por isto procure acelerar o carro progressivamente para que ele ganhe velocidade de forma natural.
3- Revise seu carro: esta é uma dica muito importante, mas posso te garantir que poucas pessoas à praticam. Os carros de hoje ainda não possuem a capacidade de rodar muitos quilômetros sem que se faça uma manutenção. Os componentes dos automóveis sofrem desgastes com o tempo e estes influenciam muito no consumo do veículo. Com as revisões, seu mecânico vai conseguir fazer reparos pontuais que ajudarão no bom funcionamento refletindo também no gasto de combustível.
4- Posto de combustível: a escolha do posto de combustível também é muito importante, pois muitos estabelecimentos já foram flagrados com esquemas fraudulentos de adulteração de bombas de abastecimento que fornecem menos combustível que o comprado, ou seja, você compra 10 litros mas só leva 9 litros.
5- Gasolina aditivada e filtro de combustível: a quinta dica tem muito haver com a anterior. Se você tem condições de abastecer com uma gasolina de maior qualidade como a aditivada por exemplo, isto trará um ganho maior no rendimento do motor. Mas não adianta colocar a melhor gasolina do mundo se o filtro de combustível estiver sujo ou obstruído. A troca do filtro é de extrema importância e afeta diretamente no funcionamento do motor e com isso no consumo.
Verifique no manual do seu carro o período de troca do filtro e o faça religiosamente.
6- Filtro de ar: esta peça tão simples e barata pode ser um tremendo vilão quando o assunto é consumo de gasolina. O filtro de ar em péssimas condições dificulta a passagem de ar para o motor alterando assim o funcionamento do seu carro e fazendo com que ele consuma muito. Lembre-se: filtro de ar e consumo de combustível andam de mãos dadas.
7- Velocidades altas: respeite a velocidade máxima do seu carro, tente sempre que possível andar em velocidades abaixo de 120 km/h, pois isto faz uma diferença incrível no gasto de combustível.
8- Freio a motor (redução): se seu carro utiliza o sistema de injeção de combustível, sempre que possível utilizar o freio a motor (reduzir utilizando a caixa de marchas). Os carros com injeção eletrônica possuem um sistema chamado cut-off, que nada mais é que o corte da injeção de combustível quando se está reduzindo o carro. Isto faz muita diferença na hora de verificar o consumo.
9- Calibragem de Pneus: a calibragem de pneus deve ser feita uma vez por semana. Quando o pneu está vazio (descalibrado) o motor gasta mais energia para movimentar o carro e para que isto aconteça é necessário uma maior demanda de combustível.